Rio das Ostras implementa ações pedagógicas para promover o aprendizado dos alunos

Rio das Ostras implementa ações pedagógicas para promover o aprendizado dos alunos

Enquanto aguarda os indicadores sanitários da pandemia alcançarem níveis seguros para o início do ensino híbrido, que intercala atividades remotas e aulas presenciais, a Prefeitura de Rio das Ostras realiza uma série de ações na área educacional. Desde o início da atual gestão, que completou 100 dias, o trabalho na área pedagógica tem garantido que alunos alcancem um bom aprendizado. A manutenção das escolas também vem sendo priorizada, ao mesmo tempo que avança a construção de três novas creches.

O ano letivo teve início com a implementação do Referencial Curricular de Rios das Ostras (Recro) 2020-2021, direcionado às necessidades impostas pela suspensão das atividades presenciais nas escolas.  Já a plataforma de aprendizagem online [email protected] Aluno, por meio da qual os estudantes têm acesso às atividades pedagógicas, ficou ainda mais completa.

Com materiais pedagógicos diversos, além das apostilas preparadas pelos professores, a [email protected] Aluno oferece contação de histórias, Educação Maker, música, sugestões de práticas esportivas e de recreação e jogos pedagógicos. A plataforma atende aos estudantes de todos os segmentos, da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, sem esquecer da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos alunos da Educação Inclusiva.

Na atual gestão, o atendimento online aos alunos foi ampliado, sempre de acordo com o Plano de Educacional de cada unidade escolar, por meio da utilização de mídias sociais, como Facebook e canais do Youtube, grupos de WhatsApp e e-mails. Dessa forma, aumentou a interação e a participação dos alunos. Para os que não têm internet ou possuem acesso limitado à rede, são disponibilizados materiais impressos.

CAPACITAÇÃO – Com o objetivo de auxiliar os professores que trabalham na Educação Inclusiva, foi elaborado um manual com orientações para elaborar apostilas de atividades para os alunos. O passo seguinte foi a construção de kits trimestrais com materiais pedagógicos baseados nas necessidades específicas de cada um desses estudantes. Nos primeiros meses do ano, também foram realizadas palestras online sobre a Educação Inclusiva, com 360 participantes.

Outro curso oferecido para os professores da Rede Municipal foi “Novos desafios à Educação: o uso da plataforma Moodle no Ensino Híbrido de Rio das Ostras”, com oferta de 950 vagas.  Por intermédio da capacitação, os educadores podem aperfeiçoar conhecimentos sobre essa nova forma de lecionar e ainda sobre as funcionalidades da plataforma Moodle, que abriga o Ambiente Virtual de Aprendizagem [email protected] Aluno.

A Secretaria de Educação ainda ofertou, para sua equipe de profissionais, 360 vagas para participação em quatro palestras online com temáticas que abordam a Tecnologia Educacional e a Cultura de Paz nas Escolas.

INFORMAÇÃO – Durante todo o período de distanciamento social necessário para contenção da pandemia, o uso dos meios de comunicação para que as informações cheguem a todos tem sido fundamental. Por meio do Jornal Oficial, foi divulgado, no início do ano letivo, o “Plano de Retomada das Aulas Presenciais” do Sistema Municipal de Educação. Postagens no Portal da Prefeitura e nas mídias sociais das escolas, além de cartazes afixados nos portões das unidades e em pontos comerciais estratégicos das localidades, levam orientações aos alunos e responsáveis.

Todas as ações de comunicação têm o objetivo de alcançar os alunos com diferentes perfis, para que todos tenha acesso aos conteúdos das aulas remotas. Dessa forma, é possível identificar os estudantes que não estão acompanhando as atividades pedagógicas e acionar o sistema “Busca Ativa Escolar” para identificar e sanar as questões que impedem a participação.

MANUTENÇÃO – As escolas estão funcionando apenas para atividades administrativas, mas vem sendo preparadas para receber os alunos e professores com início do ensino híbrido, ainda sem data definida. Todas as 48 unidades passam por manutenção, seguindo um cronograma, que incluí desde reformas em telhados até troca de portas e fechaduras.

Substituição de tubulações de drenagem e saneamento, limpeza de fossa e de ralos, troca de lâmpadas, reparos hidráulicos e sanitários, instalações elétricas, inclusive de novos pontos de ventiladores, troca de pisos, pinturas de portões, muros, paredes externas e internas, envernizamento de madeiras e esquadrias são alguns dos serviços de manutenção que vem sendo realizados.

Nesses primeiros meses de gestão também foram realizadas reformas de quadras poliesportivas das escolas e revitalização da área de parquinho de unidades que atendem à Educação Infantil. A Administração Municipal deu continuidade à instalação de câmeras de monitoramento, ação iniciada no ano passado, e a previsão é que todas as escolas serão contempladas com esse sistema até o final de 2021.

CRECHES E EQUIPAMENTOS – A Prefeitura de Rio das Ostras está prosseguindo com as obras de construção de três novas creches nas localidades de Jardim Campomar, Extensão Serramar e Residencial Praia Âncora, que garantirão mais 400 vagas para o segmento.

As novas unidades, assim como todas as demais, serão equipadas para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Para isso, a Secretaria de Educação já adquiriu 52 unidades de playgrounds com 25 escorregadores, oito túneis lúdicos e oito piscinas de bolinhas.

Os investimentos no lúdico e no aprendizado não param por aí. Foram comprados 5.792 jogos pedagógicos, 130 conjuntos de quebra-cabeça de diversas temáticas e 53 conjuntos de Lego Wedo para ampliação da atuação da Robótica Educacional com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Nos últimos 100 dias, a Secretaria de Educação adquiriu 826 quadros brancos e murais, conjuntos de refeitório de mesas com 10 cadeiras, somando 70 itens, materiais de higiene como máscaras, luvas descartáveis e garrafas individuais para água, totalizando mais de 221 mil itens.

Também já foram recebidos e destinados às escolas 7.226 unidades de álcool em gel, 1.033 unidades de 5 litros de sabonete líquido e 7.031 embalagens com 1.000 unidades cada de

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *