Rio e Niterói terão apenas serviços essenciais a partir de sexta (26)

Os municípios de Rio e Niterói anunciaram que, a partir de sexta (26), apenas serviços essenciais estarão autorizados a funcionar na tentativa de reduzir o contato entre pessoas e conter o avanço do coronavírus na Região Metropolitana. A determinação valerá por 10 dias, mesmo período que o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, pretende decretar o “superferiado” no Estado. 

Bares e lanchonetes não poderão receber clientes

Bares e lanchonetes não poderão receber clientes

TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Farmácias, serviços de saúde, mercados, pet-shops, postos de combustíveis, transporte de passageiros, serviços de mecânica, feiras livres, bancos e hotéis estão entre as atividades que poderão funcionar neste período. https://beff34e9de56abcf66853fca69137ccb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Já o atendimento em bares, restaurantes e lanchonetes será exclusivamente para entrega em domicílio, drive-thru e retirada no local.

As medidas foram anunciadas pelos prefeitos das duas cidades em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, após recomendações dos comitês científicos municipais em reunião virtual. As regras devem ser reavaliadas até o dia 4 de abril.

Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, confirmaram ainda a suspensão das atividades presenciais em creches, escolas e universidades, além da disputa do Campeonato Carioca nas duas cidades. Ambos reforçaram que o período não deve ser encarado como feriado, mas sim como ação de proteção à vida e isolamento social.

O secretário municipal do Rio, Daniel Soranz, justificou o conjunto de ações em razão do cenário epidemiológico atual na capital fluminense, com 670 pessoas internadas em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). 

“Durante toda pandemia nunca se teve tantas pessoas esperando um leito de UTI como hoje”

Determinações

– Teletrabalho para servidores e empregados públicos (com exceção de serviços essenciais) e incentivo ao teletrabalho em empresas e outros serviços privados.

– Prática de atividades físicas individuais em praças, parques e logradouros do município, bem como nos espaços abertos de uso comum em áreas particulares está liberada, desde que não gere aglomerações e atenda às medidas de proteção à vida

Proibições

– Permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 05h.

–  Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculo e salas de apresentação

–  Boates, danceterias, salões de dança, casas de festa e outros

– Salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza e estética

–  Clubes sociais e esportivos e serviços de lazer

–  Parques de diversões e circos

Suspensões

– Funcionamento presencial de creches, estabelecimentos de educação infantil, estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, estabelecimentos de ensino de esportes, música, arte e cultura, cursos de idiomas, cursos livres, preparatórios e profissionalizantes e centro de treinamento e de formação de condutores

– Feiras, exposições, congressos e seminários

– Concessão de autorizações para eventos e atividades transitórias em áreas públicas e particulares

– Atendimento presencial de bares, lanchonetes, restaurantes, além de quiosques em geral, incluindo na orla marítima.

Fonte: noticias.r7.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *