São Pedro da Aldeia é destaque em adimplência tributária

São Pedro da Aldeia é destaque em adimplência tributária

A cidade de São Pedro da Aldeia comemorou mais uma vitória em adimplência. Além de ser referência nacional em transparência, o município também é o único da Região dos Lagos em dia com o Tesouro Nacional Transparente por meio do Cadastro Único de Convênios (CAUC). Com a adimplência comprovada, a cidade fica apta a buscar novos convênios com a União, favorecendo o desenvolvimento municipal. 

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, celebrou a conquista e destacou que ela é  resultado de um trabalho realizado em conjunto, que demandou tempo e esforço. “Estamos muito felizes com essa notícia, pois mostra que nosso município trabalha com responsabilidade. Há uma engrenagem envolvida formada por cada servidor. Quero agradecer a todas as secretarias, em especial aos setores da Secretaria de Fazenda diretamente envolvidos neste contexto, a Contadoria Geral, que zela pela consistência dos dados divulgados e que, em conjunto com as Secretarias de Educação, Saúde e Controladoria Geral, foram fundamentais para alcançarmos mais esta conquista. Agradecer também ao Tesouro Municipal e aos Setores de Arrecadação que, mesmo enfrentando diversas crises econômicas, fiscais e sanitárias, trabalharam juntos e conseguiram manter as finanças municipais em equilíbrio. É o que eu sempre falo, temos que fazer nosso trabalho com muito amor. Minha função é servir ao público com muita responsabilidade e transparência. Mantendo a serenidade e a competência, alcançamos os êxitos”.

Renaldo esclarece que o CAUC é um serviço que comprova a situação de regularidade dos municípios brasileiros, sendo o cartão de visitas da cidade, em termos fiscais. “É como se fosse o Serasa das prefeituras. Quando o município é bom pagador e cumpre com seus deveres, ele passa a ter crédito no mercado. São Pedro da Aldeia pode se orgulhar de que temos crédito. Isso é muito importante, porque abre caminhos para que a cidade conquiste verbas federais, através de convênios ou emendas parlamentares. Possibilita ainda, caso necessário, conseguir empréstimos junto aos bancos públicos. Temos credibilidade no mercado”, reforça o secretário.

Ao todo, são 21 critérios que os municípios precisam cumprir, dentre eles a regularidade quanto a Tributos, Contribuições Previdenciárias Federais,  Dívida Ativa da União,  Contribuições para o FGTS,  Adimplência Financeira em Empréstimos e Financiamentos concedidos pela União, e perante o poder público. A cidade só é considerada adimplente com o CAUC se todos os tópicos estiverem comprovados. 

“Gostaria de deixar um recado a todos munícipes, da importância deles no desenvolvimento da cidade. Quando o morador contribui, ele automaticamente está melhorando a vida de diversas pessoas, principalmente a parcela mais vulnerável da população. Ao manter as contribuições em dia, o investimento se reflete em benefícios para todos, como em uma boa Educação, Saúde, na melhora em cada rua do município. Meu apelo é que os contribuintes sejam adimplentes, igual o nosso município está hoje com o Governo Federal”, concluiu o secretário de Fazenda, Renaldo Martins.

Confira mais informações no link: https://youtu.be/6QcVQUN9LEU

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *