Arraial do Cabo, RJ, libera acesso às prainhas do Pontal para moradores e turistas hospedados na cidade

Arraial do Cabo, RJ, libera acesso às prainhas do Pontal para moradores e turistas hospedados na cidade

A prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foram liberadas, nesta sexta-feira (12), para acesso de moradores e turistas hospedados na cidade. De acordo com a Prefeitura, até 140 veículos poderão acessar a região, das 7h às 18h.

Para terem acesso gratuito às prainhas do Pontal do Atalaia é necessário que o veículo do morador tenha placa de Arraial do Cabo. Já os veículos emplacados em outros municípios pagam taxa de R$ 20. O acesso depende ainda da disponibilidade de vagas no estacionamento, segundo o município.

Arraial do Cabo, RJ, libera acesso às prainhas do Pontal para moradores e turistas hospedados na cidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, RJ, libera acesso às prainhas do Pontal para moradores e turistas hospedados na cidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

A liberação das prainhas foi feita após a realização de um laboratório de campo no Pontal por órgãos ambientais na última quarta-feira (10). Participaram da ação a Fundação do Meio Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com supervisão do Ministério Público Estadual (MPE), e equipes da secretaria de Serviços Públicos e associação de moradores.

“A ação teve o objetivo de ensaiar uma organização ambiental nas vias públicas do Pontal. Durante o laboratório as vias foram emplacadas, lixeiras organizadas e definição de áreas para conservação ambiental e fluxo viário”, informou o município.

Turismo em Arraial

Na última segunda-feira (8), a Prefeitura de Arraial do Cabo publicou um decreto que suspende as comemorações do Carnaval 2021 na cidade, como medida de prevenção a Covid-19. O documento proíbe, entre os dias 12 e 21 de fevereiro, a realização de festas e eventos comemorativos públicos ou privados, que causem aglomerações.

No período, de acordo com a decisão, também estão proibidos, por exemplo, blocos, desfiles, trios elétricos e caixa de som portátil. O documento proíbe, ainda, durante os dias de Carnaval, a modalidade “day use” de ônibus de turismo, micro ônibus e vans.

O decreto também estabelece aumento da fiscalização do uso do espaço público comum por barracas de praia e quiosques, que devem seguir o protocolo sanitário e evitar aglomerações. De acordo com a medida, o descumprimento das regras pode gerar multa de 300 a 5 mil Unidades Fiscais do Município (UFM) em caso de pessoa física e 1 mil a 10 mil UFM pessoa jurídica.

De acordo com a Prefeitura, mesmo com a folia proibida, durante os quatro dias do Carnaval a secretaria municipal de Segurança Pública estará com todo o efetivo na rua para coibir o descumprimento das medidas. O reforço começou na última quinta-feira (11).

Capacidade reduzida

O decreto publicado na última segunda também limitou em 70% a capacidade dos meios de hospedagem em Arraial do Cabo e da quantidade de passageiros nos barcos de passeio.

Restaurantes, bares, quiosques, choperias, ambulantes, centros comerciais e congêneres podem funcionar até a 0h. Música ao vivo nos estabelecimentos somente será permitida até 23h.

Já a emissão de QR Code está proibida das 6h às 14h do mesmo dia. O novo decreto altera medidas estabelecidas no documento de 4 de fevereiro.

Fonte: g1.globo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *