Prefeitura reforça diálogo com diretores escolares

Prefeitura reforça diálogo com diretores escolares

Diretores de 13 regiões escolares de Cabo Frio participaram de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no bairro Jardim Caiçara, e contou com todas as medidas de prevenção ao Covid-19. O objetivo era discutir uma agenda proposta pelos próprios diretores.

A reunião aconteceu na última sexta-feira (5), e uma das pautas era sobre os salários deixados em atraso para a nova gestão que assumiu a Prefeitura neste ano. Em apenas 35 dias de governo, a Prefeitura de Cabo Frio quitou o 13º salário de 2016 de aposentados e pensionistas do Ibascaf, pagou o salário de dezembro e um terço de férias dos servidores lotados na Secretaria de Educação, e desde meados de janeiro vem antecipando o pagamento do mês corrido das demais Secretarias Municipais.

“O nosso compromisso continua firme para colocar em dia o pagamento de todos os servidores municipais. Não descansaremos enquanto toda a dívida com nossos funcionários não estiver paga”, disse o prefeito José Bonifácio ao anunciar o pagamento de dezembro da Educação.

Na reunião com os diretores, a secretária-adjunta de Educação, Verônica Cardozo de Oliveira, contou que um dos objetivos da atual gestão é reativar o GAFCE (Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares), e lembrou que o estatuto para isso está em fase final de preparação.

Outras demandas da pauta foram em relação à criação e divulgação de um calendário de pagamento da Educação, a contratação de vigias e outros profissionais para as escolas municipais, aquisição de mobiliários e prorrogação do mandato dos atuais diretores escolares.

“Para divulgarmos o calendário dependemos de ter recursos. A determinação do prefeito é pagar sempre que houver recurso, exatamente com foi feito em janeiro. Sobre os vigias estamos correndo contra o tempo, porque o contrato deles terminou em dezembro, mas já demos entrada no processo emergencial junto à Procuradoria com vários documentos anexados justificando a necessidade dessa contratação. Da mesma forma, estamos fazendo com outros profissionais, conforme nos foi recomendado pelo Ministério Público para que todo o processo esteja legalizado. Sobre os mobiliários, já temos um processo de compra em andamento, e sobre a prorrogação do mandato vamos conversar com o prefeito, mas eu defendo a prorrogação até o final do ano”, explicou o secretário de Educação, Flávio Guimarães.

Antes de finalizar a reunião, também houve eleição da nova presidência da Comissão de Diretores Escolares. Por unanimidade Jacqueline Leite Gestal, da Creche Escola Municipal Marília de Teves Moreno (Manoel Corrêa), foi eleita presidente, e Andreia Mira de Pina e Souza, da Escola Municipal Maria Etelvina Santana Fonseca (Peró), vice-presidente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *