Aulas da Rede Municipal de Rio das Ostras terão início na segunda, 8, de forma remota

Aulas da Rede Municipal de Rio das Ostras terão início na segunda, 8, de forma remota

O ano letivo de 2021 começa na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, para os alunos da Rede Pública Municipal de Rio das Ostras. Todo o conteúdo será transmitido de forma remota e os estudantes devem acessar a plataforma [email protected] Aluno para conferir atividades de acolhimento, de robótica, jogos educativos e atividades culturais. A Apostila 1 estará disponível no endereço eletrônico  https://srvseduc3.riodasostras.rj.gov.br/hibrido/login/index.php a partir do dia 22 de fevereiro, mas os responsáveis poderão fazer a retirada do material impresso nas escolas a partir da próxima segunda-feira.

De acordo com o secretário de Educação, Maurício Henriques, as escolas da Rede Municipal continuarão a oferecer atividades pedagógicas não presenciais pela plataforma [email protected] Aluno, a princípio, até o dia 30 de abril. E, a partir do segundo trimestre de aulas, em maio, se os indicadores sanitários municipais permitirem, será iniciada a transição para o modelo híbrido de ensino, aquele que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância.

No ensino híbrido, as turmas serão divididas em grupos para não haver aglomeração na sala de aula. Enquanto alguns alunos estarão presencialmente na escola, os outros permanecerão em casa, fazendo atividades de forma remota. Ao longo dos dias da semana, os grupos de alunos se revezarão entre o modelo presencial e à distância. Quando for seguro para a comunidade escolar, todos os alunos devem retornar para o modelo exclusivamente presencial.

Os responsáveis de alunos que não tiverem acesso aos recursos tecnológicos devem fazer a retirada do material impresso nas unidades escolares onde os filhos estão matriculados seguindo todos os protocolos de segurança já amplamente divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, a começar pelo uso de máscara de proteção.

PLANO DE RETOMADA – Ainda segundo o secretário de Educação, o Calendário Escolar 2021 foi cuidadosamente pensado para garantir um retorno gradual e seguro de toda comunidade escolar. Para Maurício, o ‘Plano de Retomada das Aulas Presenciais’, publicado nesta quarta-feira, 3, no Jornal Oficial do Município, é um documento orientador das políticas públicas em Educação, no contexto da Pandemia de Covid-19.

Elaborado por representantes das secretarias de Saúde, Bem-Estar Social, Educação, diretores de escolas privadas, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e de Professores, entre outras instituições, o documento de 43 páginas prevê protocolos de rotina para segurança de saúde, organização logística e estrutural das escolas, o uso de equipamentos de proteção e a reorganização do ano letivo.

BIOSEGURANÇA – Já foram adquiridos, para todas as unidades escolares da Rede Municipal, 7226 frascos de 500ml de álcool em gel para uso de funcionários, alunos e professores, 723 embalagens de sabonete líquido de 5 litros e 7031 pacotes de papel toalha com 100 unidades cada um. Estão sendo firmadas parcerias com a Secretaria de Saúde para a formação de servidores sobre o entendimento e o efetivo cumprimento dos protocolos de segurança.

É importante destacar que a quantidade de álcool mencionada acima será utilizada para a higienização de mãos e objetos de uso pessoal de alunos e funcionários das escolas.

PLANO INDIVIDUALIZADO – O Plano de Retomada das Aulas Presenciais será um norte para que a gestão de cada uma das escolas possa preparar o Plano Individualizado da unidade de ensino. O documento deve evidenciar de que forma será o atendimento àquela comunidade escolar, como será a entrada e a saída dos alunos depois do retorno às aulas presenciais, o uso da sala de leitura e dos refeitórios, por exemplo.

MINIMIZAÇÃO DE RISCOS – Um grupo composto por profissionais de diferentes áreas tem se dedicado a estudar os diversos impactos pedagógicos e de saúde por que passam os alunos e suas famílias durante a pandemia. “Traçamos possibilidades de retorno para que os riscos sejam minimizados ao máximo. Iniciaremos o retorno gradual dos alunos com percentuais diferenciados para Anos Finais do Ensino Fundamental, Anos Iniciais do Fundamental e da Educação Infantil”, detalhou o secretário.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Para que a transição para o ensino híbrido seja feita de forma tranquila, os professores da Rede Municipal participarão de um curso sobre a plataforma MOODLE a partir do dia 22 de fevereiro.

EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA – A Secretaria de Educação está adquirindo 487 notebooks, 77 projetores, 4810 tablets e 77 aparelhos de Smart TV 50” que serão distribuídos entre as unidades escolares para a melhoria do trabalho pedagógico. Além disso, iniciou o processo de análise de contrato para aluguel de notebooks para atender o contexto pedagógico dos professores no ano de 2021.

KITS DE ROBÓTICA – Assim que a retomada presencial das aulas acontecer, os alunos dos Anos Iniciais do Fundamental terão à disposição kits para aprender Robótica. No final de 2020, a Secretaria de Educação adquiriu 55 kits da Lego para que a disciplina pudesse ser trabalhada também com os alunos de 1º a 5º anos de escolaridade. Até março de 2020, só alunos de 6º a 9º anos tinham aulas de Robótica. “Vamos investir mais em tecnologia nesses próximos 4 anos. Aprendemos muito nesse período pandêmico e ter a tecnologia a nosso favor é primordial.  É uma ótima alternativa para avançarmos no processo de ensino-aprendizagem com nossos alunos”, afirmou o gestor da Educação.

MATERIAL DE PAPELARIA – Para abastecer as unidades escolares de material de papelaria, devem ser entregues, ao longo do primeiro semestre, mais de 300 itens como diversos tipos de papel, folhas A4 e A3, apagadores e canetas de quadro, cartolinas, fitas, diários de classe, fitas, EVA e TNT, entre tantos outros.

MÁQUINAS COPIADORAS COLORIDAS – Desde dezembro de 2020, novas máquinas copiadoras coloridas chegam às unidades escolares do município. A partir de agora, as 48 unidades contam com uma máquina de cópia em preto e branco e 40 delas também uma máquina copiadora colorida. As oito unidades que não receberam as novas máquinas terão suas cotas de cópia nas unidades mais próximas.

MOBILIÁRIOS NOVOS – Mais de 230 quadros brancos estão sendo adquiridos pela Secretaria de Educação para substituir os antigos, já deteriorados, além armários e bancos para laboratórios. Cadeiras para auditórios, conjuntos de mesas e cadeiras para refeitórios, laboratórios de informática e salas de aula também estão na lista dos itens que devem ser entregues em breve para compor os espaços das unidades escolares. Nos próximos dias chegam vários itens de mobiliário infantil e diversos jogos educativos, para as creches municipais e escolas de Educação Infantil do Município.

Para que a aprendizagem nas escolas de Educação Infantil seja cada vez mais lúdica, 84 parquinhos já foram adquiridos pela Secretaria Municipal. Serão playgrounds de duas e quatro atividades, túneis lúdicos e escorregadores com balanço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *