Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras tem melhor resultado dos últimos anos

Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras tem melhor resultado dos últimos anos

Em um ano tão difícil para a economia do mundo, o Distrito Industrial Municipal Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras (ZEN) fechou 2020 com saldo bastante positivo.

Comparado aos últimos anos, a ZEN registrou um aumento de mais de 23% na oferta de novas vagas de emprego e a arrecadação do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza também teve cerca de 46% de crescimento.

Em um cenário em que tivemos a mais fraca recuperação de recessão já registrada no Brasil, o trabalho de revogação de concessões e retomada de áreas de empresas que não estão produzindo e não fizeram investimentos na ZEN, realizado desde o segundo semestre de 2017, resultou positivamente.

“Começamos a ‘arrumar a casa’ e atraímos novas empresas para ocupar áreas improdutivas. A ZEN voltou a funcionar dentro da filosofia da sua criação, para ser alavancadora da nossa economia com a geração de emprego e renda e uma receita que possa nos livrar da dependência dos royalties de petróleo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

 NÚMEROS – Até o final de 2020, duas novas empresas já estavam se instalando na ZEN. Com isso, só a arrecadação do ISSQN injetou mais de R$16,5 milhões na economia do Município de 2019 para 2020.

De 2019 para 2020 foram geradas mais de 710 novas vagas de emprego, e 35% delas foram ocupadas por moradores de Rio das Ostras.

A meta da Administração Pública é dobrar estes resultados em 2021. “Com as novas empresas e a ampliação de outras já instaladas, temos a meta de pelo menos dobrar a arrecadação este ano”, contou a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lara Velho.

NOVAS EMPRESAS – Já no começo de 2021, três empresas já estabelecidas na ZEN assinaram a ampliação de áreas e outras seis firmaram o Termo de Concessão de Direito Real de Uso para começar a funcionar em até 24 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *