Rio das Ostras volta a realizar testes rápidos de Covid-19 para assintomáticos na próxima semana

Rio das Ostras volta a realizar testes rápidos de Covid-19 para assintomáticos na próxima semana

Os testes rápidos para população assintomática de Rio das Ostras, que estão sendo realizados no salão da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, no Centro, passarão por um breve recesso por conta do período de Natal e Ano Novo. Profissionais da Saúde retornarão com a testagem nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, e posteriormente, a partir do dia 4 de janeiro, sendo no mesmo horário, das 8h às 17h.

A testagem para assintomáticos, ou seja, pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19, vem sendo realizada durante toda a semana desde o dia 9 de dezembro e até a última segunda-feira, dia 21, 2.592 pessoas já foram testadas. No local são distribuídas cerca de 200 senhas por dia.

Segundo a enfermeira e diretora do Departamento da Estratégia de Saúde da Família de Rio das Ostras, Geisa Ferreira Gomes do Monte, o teste rápido apresenta o resultado dos IGG e IGM positivos ou negativos, reagentes para Covid-19, que são os anticorpos com os quais entramos em contato ou que estão presentes em nosso organismo.

Ainda de acordo com Geisa, o IGG mostra que a pessoa já teve o vírus e agora tem anticorpos para o vírus. Já o IGM indica que a pessoa tem o vírus ativo no organismo. Dentro desse número de testes feitos no período de 9 a 21 de dezembro, foram identificadas 101 pessoas que já pegaram o vírus e 24 infectados pela Covid-19.

“Considerando que a recomendação do Ministério da Saúde é ampliar a testagem da população, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras no objetivo de buscar novas estratégias de enfrentamento ao coronavírus implantou a testagem em massa, visando rastrear casos positivos assintomáticos e, dessa forma, limitar a propagação do vírus. A ação tem a parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que cedeu o espaço para a realização da testagem, que é feita de segunda a sábado, exceto nos feriados, pontos facultativos e domingos”, destacou.

OUTROS LOCAIS – Os Postos de Saúde do Município também estão realizando os testes rápidos para Covid-19. Nesse caso, é preciso que a população entre em contato com a unidade mais próxima para confirmar os dias e horários de atendimento para testagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *