Construção do destacamento da Guarda Municipal está em fase final

Em breve, a segurança de São Pedro da Aldeia ganhará mais um importante reforço: um Destacamento da Guarda Municipal (GM). A construção da unidade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e empresários locais, em um esforço conjunto para conter o aumento dos índices de criminalidade na região central do município. Além do novo espaço físico, o projeto compreende a instalação de uma central de monitoramento.

Destacamento estará localizado no bairro Nova São Pedro, atrás do CostAzul Supermercados
Foto: Divulgação/SEURBH

De acordo com o prefeito Cláudio Chumbinho, a construção da sede do Destacamento da Guarda Municipal (GM) é mais um investimento da atual gestão na área da Segurança Pública. “Desde o início do mandato temos investido muito na Segurança Pública, não só com a aquisição de materiais, veículos e equipamentos, mas também em espaço físico, qualificação profissional, implantação de uma escala de trabalho humanizada e no aumento do efetivo, com realização de Concurso Público. Temos buscado o máximo de ferramentas possíveis para estruturar e dar suporte à nossa Guarda Municipal, para que os agentes tenham recursos para desempenhar bem a sua função de ordenamento, fiscalização e proteção do município e da nossa população”, disse.

Destacamento vai abrigar uma equipe da GM e terá
Foto: Renato Fulgoni

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO

Para a construção da edificação, a Administração Municipal firmou uma parceria com empresários locais, que solicitaram a disponibilização de uma área pública destinada ao Destacamento da GM. Em contrapartida, os empresários se comprometeram, através da assinatura de um Termo de Doação, a arcar com os custos da obra, que incluem mão-de-obra, equipamentos, materiais de construção e demais despesas necessárias à execução do projeto.

Mão-de-obra e equipamentos são custeados por empresários locais
Foto: Divulgação/SEURBH

“O município cresceu muito, houve um desenvolvimento muito grande e toda cidade que cresce, infelizmente, acaba aumentando também a criminalidade. Quando recebemos essa proposta dos empresários, localizamos esse terreno no bairro Nova São Pedro. Além de ser um ponto estratégico, com grande concentração comercial, está inserido numa rota que também tem sido utilizada como via de escape. Ter a presença da Guarda nessa área é uma forma de inibir essa rota de fuga e trazer mais segurança para a localidade”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro.

DESTACAMENTO

Com 114,83 metros quadrados de área construída, a unidade no bairro Nova São Pedro que vai abrigar uma equipe da GM terá garagem coberta, dormitório, banheiros masculino e feminino, recepção, copa, cozinha, área de serviço e depósito, além de uma área de passeio com piso intertravado. O projeto compreende, ainda, a implantação de uma central de monitoramento, com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade.

Projeto inclui a instalação de uma central de monitoramento
Foto: Divulgação/SEURBH

Atualmente, as obras estão passando pela etapa de pintura, aplicação de revestimento, esquadrias e rebaixamento de gesso. Depois, ainda estão previstos serviços de jardinagem e instalações elétricas.

Obras estão em fase de pintura, revestimento e rebaixamento de gesso
Foto: Renato Fulgoni

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA

A construção do Destacamento se soma a uma série de investimentos realizados pela Administração Municipal em prol da melhoria da segurança e das condições de trabalho da corporação. Recentemente, a Prefeitura aldeense regulamentou a jornada de trabalho dos agentes operacionais e de trânsito sob o regime de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso, atendendo a uma antiga reivindicação dos guardas municipais.

Novas motocicletas foram adquiridas este ano com recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI)
Foto: Arquivo | Renato Fulgoni

Nos últimos oito anos, as conquistas obtidas pela Guarda Municipal incluem também a criação do vale-uniforme e da Carteira Funcional; a realização de Concurso Público; a criação do grupamento de operações táticas; a publicação da Lei nº 2.676/2016, que criou a gratificação de atividade de segurança pública da Guarda Municipal (GASP); e da Lei nº 2.770/2018, que criou a Ouvidoria e a Corregedoria da GA; além da lei complementar nº 154/2018, que autoriza o porte de armas não letais e o uso de coletes balísticos pelos agentes municipais.

Aumento do efetivo foi possível graças à posse de novos agentes da GM aprovados em Concurso Público
Foto: Arquivo | Ricardo Cox

Além da criação dos dispositivos legais, o município investiu na aquisição de novas motocicletas, duas novas viaturas, 43 coletes balísticos, armas de eletrochoqueequipamentos para sinalização de trânsitopintura de faixas e novos semáforos para pedestres, além da troca de sinalização semafórica com lâmpadas de LED.

Poder Público investiu na instalação de novos semáforos
Foto: Arquivo | Jefferson Viana

Neste mês de dezembro, a GM de São Pedro da Aldeia também firmou um Termo de Cooperação Técnica com a GM da cidade do Rio de Janeiro para a qualificação dos agentes aldeenses ao uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como spray de pimenta e as armas Spark, em modalidade de curso semipresencial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *