Cercamento da Duna Boa Vista, na Praia do Forte, é finalizado nesta sexta (6)

A Secretaria de Meio Ambiente finaliza nesta sexta-feira (6) o cercamento da Duna Boa Vista, na Praia do Forte. A iniciativa teve como objetivo bloquear o acesso ao local para impedir o pisoteamento da vegetação de restinga fixadora de duna. Ao todo, foram instadas 825 m² de cerca. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, além do pisoteamento da vegetação, o fluxo de pessoas na duna afastava os animais. A ação anterior foi feita novembro de 2019, após forte ressaca que atingiu o litoral do estado em julho.

“Na época, os mourões precisaram ser retirados porque a força da maré ameaçava arrancá-los, o que colocava em risco os banhistas, sendo instalados em seguida com uma estrutura paliativa para evitar o acesso.  Agora o cercamento é definitivo com material mais resiste que atende as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, explicou Mario. 

Ainda de acordo com o secretário, foi utilizado mourão de eucalipto de 20 cm de diâmetro, com tratamento de imunização em autoclave e tela galvanizada revestida em PVC. A ação foi possível devido a uma medida compensatória aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente. 

A Duna Boa Vista é um dos patrimônios naturais de Cabo Frio, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e uma Área de Preservação Permanente (APP). 

Ainda nesta sexta, a equipe iniciou o cercamento do Morro do Índio, no acesso ao Canto do Forte, com previsão de término para segunda-feira (9).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *