Morador cria jardim no Porto do Carro e dá exemplo de cidadania

Morador cria jardim no Porto do Carro e dá exemplo de cidadania

Um jardim ao ar livre com cerca de 20 metros de extensão virou ponto atrativo na Rua Maria Dias Curvelo, no Porto do Carro. O projeto foi uma idealização do morador Valdeci Garcia de Souza, residente há 60 anos no bairro. Motivado pelo desejo de ver o seu bairro mais limpo e solucionar um problema antigo de despejo irregular de entulho, ele buscou apoio da Prefeitura na cessão de mudas. A iniciativa transformou, o que inicialmente era uma área de acúmulo de lixo, em um lindo espaço verde.

A atitude do Valdeci se soma a dezenas de aldeenses responsáveis por criar e manter áreas verdes pela cidade, dando exemplo de boas práticas ambientais e de responsabilidade social. Espalhados em diversos pontos do município, como nos bairros EstaçãoPoço Fundo, Balneário, Praia do Arrastão e São José, esses jardins têm estimulado a criação de uma cultura voltada ao cuidado e à saúde coletiva, transformando ambientes inadequados para convivência, devido ao mau hábito do descarte de lixo, em locais atrativos.

“Todo dia de manhã eu acordava cedo, olhava para esse local e tinha lixo na porta de casa, muitas vezes jogados pela própria vizinhança. Eu acredito que se todos os moradores pensassem igual a mim, não existiria sujeira nos bairros. Se todo mundo fizesse um pouquinho, ajudaria, mas infelizmente nem todos pensam assim”, disse Valdeci.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para a criação dos jardins, os moradores contam com o apoio do Horto Escola Artesanal, que realiza a doação de mudas. No Porto do Carro, o espaço em frente ao CIEP 262 Curvelina Dias Curvello ganhou o plantio de mudas de ipês e palmeiras, além de decoração especial com pneus reaproveitados.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, que acompanha de perto e estimula essas iniciativas, reforça que a Prefeitura tem intensificado o trabalho de limpeza e manutenção nos bairros, com o recolhimento de lixo, galhos de árvores e até entulhos, mas é necessário a conscientização da população. “É uma maneira fantástica de trazer benefícios e qualidade de vida para todos. Se as pessoas se mobilizassem como ele, São Pedro da Aldeia seria uma cidade muito melhor para viver”, afirma.

COMO SOLICITAR APOIO

Os moradores que quiserem seguir esses exemplos de cidadania e transformar áreas de descarte de lixo próximos à sua residência em jardins, podem enviar uma mensagem para o “Alô Cidadão”, via WhatsApp, no número (22) 99610 5040, para receber mais informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *