Meio Ambiente realiza visita técnica no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado

Meio Ambiente realiza visita técnica no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou no sábado (17) uma visita técnica no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, localizado à margem direita do Rio São João, em Tamoios. A inspeção faz parte do desenvolvimento do projeto de criação do Centro de Reabilitação e Monitoramento de Primatas que funcionará dentro do Parque.  

Ao chegar ao local o grupo foi recebido por micos-leões-dourados, uma fêmea com seus filhotes. Originalmente, os animais são primatas da espécie sauí-piranga, devido a sua pelagem vermelho-dourada, e pertencem à família dos saguis e micos. Participaram da visita a superintendente Aline Silvério, a fiscal Marcela Santana; o chefe do Parque, Diego Moura; do primatologista, Daniel Gomes Pereira; e a estudante de medicina veterinária, Nina Basaldella. 

Segundo chefe do Parque, Diego Moura, atualmente, não há nenhuma estratégia de monitoramento dos animais dentro da Unidade de Conservação (UC). “Os micos-leões feridos ou doentes têm que ser levados a outras instituições parceiras quando necessitam de cuidados. O Centro de Reabilitação e Monitoramento de Primatas visa preencher esta lacuna e proporcionar o acolhimento e estudo destes primatas no futuro”, explicou.

Ele lembra que ao longo do último ano parcerias foram estabelecidas para agregar aos esforços de conservação, entre elas um convênio com o Ministério do Meio Ambiente que possibilitou cercar 2.600 metros da via que corta o Parque. Outra ação da Secretaria de Meio Ambiente é a elaboração do Plano de Manejo, documento com ações necessárias para a gestão da unidade, que deve ser entregue no próximo mês. 

“O Plano de Manejo é um documento chave que aponta os caminhos para o futuro do Parque, feito com recursos próprios da própria Secretaria, com ampla participação dos atores sociais envolvidos, contando com toda a dedicação do gestor do Parque. Pensado por pessoas com ampla experiência no local e considerando o ambiente em suas múltiplas interfaces”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio. 

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado é um remanescente de Mata Atlântica, apresentando vastas porções de restinga arbórea, restingas e manguezais, com solo arenoso, relevo plano, clima quente e alta umidade relativa do ar. É uma das últimas feições da Mata de Restinga de toda costa brasileira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *