Profissionais de saúde de Arraial do Cabo realizam teste rápido para covid-19

Profissionais de saúde de Arraial do Cabo realizam teste rápido para covid-19

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Saúde, vem realizando testes rápidos para profissionais da saúde a fim de verificar possíveis infectados pelo coronavírus que estão assintomáticos. Devido ao baixo quantitativo recebido pelo Estado, os testes estão sendo feitos de forma escalonada e deverão ser destinados aos profissionais que atuam nos postos de saúde, nos serviços de urgência, emergência e internação. Para a testagem serão utilizadas amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após a realização. 

O Município aguarda a chegada de novos lotes e conforme orientação do Ministério da Saúde, Estados e Municípios devem se organizar e identificar estes públicos dentro da sua região. A partir deste planejamento, será disponibilizado gradualmente os testes rápidos para detecção de anticorpos contra SARS-CoV-2 aos demais grupos, que incluem também os trabalhadores de serviços de segurança pública em atividade na linha de frente. O tempo de incubação do vírus é um fator crucial para a eficácia da testagem, uma vez que pessoas com a doença que ainda não tenham manifestado sintomas podem ser vetores de transmissão do vírus.

Ao que se refere aos procedimentos para realização dos testes na população, o Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) segue o protocolo do Ministério da Saúde. São testados os pacientes que apresentam sintomas respiratórios entre o 3º e 7º dia através da COLETA DO SWAB, que é enviado ao Lacen. Os pacientes que apresentam sintomas leves da doença, são orientados a fazer o isolamento domiciliar e são acompanhados pelos ESF (Estratégia saúde da família) para caso haja alguma evolução dos sintomas. Lembrando que o HGAC já está com a tenda de triagem de pacientes com suspeita operando no município, assim como a separação do atendimento para que suspeitos com a doença não tenham contato com os demais.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da população se conscientizar e respeitar as medidas preventivas decretadas pelo município a fim de refrear a circulação do vírus entre os munícipes e, assim, o surto da doença. Dentre elas, o isolamento domiciliar, a higienização das mãos, e o uso de máscaras são essenciais e cabe a cada um ter consciência.

A Prefeitura de Arraial do Cabo reforça a prática de atitudes necessárias e a importância de valorizar e respeitar os profissionais que estão na linha de frente, trabalhando para o tratamento de infectados, no combate ao vírus e em todos os outros casos de saúde, nesse momento de pandemia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *