Munícipes são contemplados com próteses auditivas

Munícipes são contemplados com próteses auditivas

Em meio às preocupações com a pandemia do novo coronavírus, Rio das Ostras teve mais uma boa noticia esta semana relacionada à Saúde. Vinte e sete moradores da Cidade, que são pacientes atendidos na Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, foram contemplados com próteses auditivas.

De acordo com a servidora Georgia Coelho Nogueira, que trabalha no setor de Regulação de Próteses Auditivas da Coga, esses pacientes foram inseridos no Sistema E-SUS, utilizado na unidade para prestação de serviços de prova, após passar pelo atendimento e exames médicos no Centro de Saúde Extensão do Bosque.

Durante esta semana, os pacientes foram levados à Abrae, que é um Centro Especializado em Reabilitação, prestadora que fica na cidade de São Gonçalo, para serem contemplados com os aparelhos. O transporte foi feito pelo Coga, em dias alternados, com todas as medidas necessárias para evitar aglomeração e contágio pela Covid-19.

“O problema de audição atinge muitos brasileiros. Aqui em Rio das Ostras tínhamos um índice grande, mas devido ao trabalho desenvolvido ano passado com o sistema E-SUS, conseguimos diminuir o número de solicitações e hoje não temos mais fila de espera. A equipe da Regulação, coordenada pela Rosinéia Pereira, está muito feliz com esta aquisição, em ver o sistema funcionando e poder proporcionar uma vida normal a esses pacientes. É muito gratificante ver o sorriso de cada um deles em ouvir novamente”, ressaltou Georgia.

DECLARAÇÕES – Para a moradora da Enseada, Sandra Maria Soares Armond, de 68 anos, a prótese auditiva foi um grande presente. “Só tenho a agradecer, pois fui muito bem atendida pelo Coga e pela Abrae. Foi uma viagem tranquila e com segurança. É uma sensação maravilhosa ouvir de novo, às vezes, nem o próprio celular eu escutava. Estou muito feliz em ter sido contemplada com o aparelho”, declarou Sandra, que já está em casa com sua prótese.

José Norberto Santos, 58 anos, que mora no Âncora, também recebeu a prótese esta semana. Ele tem problema auditivo desde criança e disse que a sensação é maravilhosa. “Ainda tenho que me acostumar com o aparelho pra poder sair de casa, mas é muito bom ter essa oportunidade em ouvir normalmente de novo. Estou muito agradecido a todos que ajudaram”, completou Sr. José.

Ainda segundo Georgia Coelho, que trabalha na Regulação, a Abrae anunciou que, em breve, mais pacientes serão contemplados com as próteses auditivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *