Câmara aprova devolução antecipada do duodécimo para o combate ao coronavírus

Câmara aprova devolução antecipada do duodécimo para o combate ao coronavírus

Os vereadores da Câmara Municipal de Arraial do Cabo se reuniram na manhã desta segunda-feira (13), para uma sessão extraordinária, a fim de discutir medidas que visam combater o avanço da Covid-19 na cidade cabista. A plenária contou com a presença de todos os parlamentares, que aprovaram por unanimidade o projeto de Lei nº 017/2020 proposto pelo presidente da casa, Thiago Felix, e que recomenda a devolução emergencial e antecipada no valor de R$60 mil reais ao poder Executivo. A ideia é reverter parte do orçamento do Legislativo em prol de insumos necessários para conter a doença, como por exemplo, a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes para detectar a presença ou não do vírus, respiradores, entre outras questões pertinentes à Covid-19.

“Entendemos a gravidade do momento, e, portanto, nada mais justo que unirmos nossas forças por meios legais para contribuir na luta contra esse vírus. A Câmara tem um papel fundamental de agir visando o bem da população, devolver esse valor integral e antecipadamente foi uma maneira que encontramos de colaborar. Estamos atentos a tudo que acontece e o que estiver ao nosso alcance não hesitaremos em realizar”, afirmou o presidente.

Foi aprovado ainda, o projeto de Lei do prefeito Renatinho Vianna que reduz em 25% os salários do prefeito e vice-prefeito, e respectivos secretários do município, no período de crise devido à pandemia.

Outras sugestões foram levantadas pelos vereadores, mas por enquanto, ficarão em análise para avaliar a viabilidade das mesmas. O presidente citou também, que esteve em conversa com o Dr. Anderson Wilnes Simas Pereira, presidente do núcleo da Região dos Lagos e membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

“O doutor Anderson é um exímio profissional da saúde e um cabista apaixonado pela cidade, se pôs à disposição para orientar o Legislativo nesse momento no intuito de criarmos uma comissão de saúde que reúna representantes de diversos setores, bem como, a própria Secretaria Municipal de Saúde, o poder Legislativo, comerciantes, sociedade civil, e outros, de cunho apartidário para pensar ações que possam auxiliar efetivamente o enfrentamento ao Covid-19”, comentou Thiago Felix.

“Nosso objetivo é formar uma equipe especial para direcionar medidas assertivas nesse combate. Sabemos que um dos maiores problemas no Brasil e que reflete na nossa cidade é a falta de equipamentos adequados aos profissionais da linha frente, que compõe o quadro de Saúde, e também é claro, a própria população. São muitos gargalos a serem enfrentados, mas juntos é possível sairmos dessa situação sem maiores danos”, disse o Dr. Anderson Wilnes Simas Pereira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *