Governo, bancos e lotéricas buscam solução contra filas

Governo, bancos e lotéricas buscam solução contra filas

Prefeitura vai iniciar campanha de conscientização nas redes sociais

A partir desta segunda-feira (13) Iguaba Grande vai ganhar um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito no início da noite desta quarta-feira (8) durante reunião convocada pelo prefeito Vantoil Martins com gerentes do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, e proprietários de casas lotéricas. Em pauta, a busca de soluções conjuntas para reduzir as filas que têm se formado na cidade, gerando aglomerações. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete e Secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio de Oliveira Costa, o secretário de Governo, Jales Lins, o Procurador Municipal, Peter Samerson, e representantes da Câmara Municipal.

Logo no começo da reunião todos os representantes explicaram quais medidas estão sendo tomadas para evitar aglomerações, principalmente de idosos. A gerente do Itaú de Iguaba Grande, Daiana Dias, contou que das 9 às 10h a agência presta atendimento somente a casos prioritários (gestantes e idosos, por exemplo), e das 10h às 14h o restante do público. No Bradesco, a gerente Renata Cardoso explicou que o atendimento ao público prioritário começa às 9h, e para o restante do público a agência funciona das 10h às 14h. No Banco do Brasil todos os atendimentos são feitos das 10h às 14h. Já na lotérica do Centro o atendimento é das 8 às 18h de segunda a sexta, e das 8h às 15h no sábado.

Todos os representantes também explicaram que estão auxiliando na organização das filas, frisaram que o apoio da Guarda Municipal tem sido fundamental já que muitos clientes não respeitam os funcionários dos bancos e lotéricas, e algumas vezes partem até mesmo para agressão, mas alertaram que estão funcionando com limite mínimo de pessoas: por causa da determinação do Ministério da Saúde para afastamento de trabalhadores com idade acima de 60 anos ou integrantes do grupo de risco, todas as agências bancárias tiveram redução de cerca de 50% no número de funcionários, o que acabou impactando no atendimento. Já a agência lotérica do Centro suspendeu as férias de uma funcionária. “Colocamos todos os seis caixas ativos somente para pagamento de contas. Mesmo assim, as longas filas se formam”, explicou o proprietário, Sidnei Franco.

A novidade é que a partir desta segunda-feira (13) será aberta na cidade uma loja do correspondente bancário da Caixa Econômica Federal. O proprietário, Marcos Dias, informou que terá três caixas funcionando de segunda a sexta, das 9 às 17h, para saques e depósitos (somente Caixa Econômica Federal) e pagamento de boletos (menos conta de luz).

“Foi uma reunião muito proveitosa onde pudemos constatar algumas situações como a relutância de muitas pessoas em utilizar os caixas eletrônicos, caixas 24 horas, e até mesmo os serviços de aplicativos bancários ou internet. Por isso, ao mesmo tempo que reforçamos nosso pedido para que os bancos e lotéricas continuem atuando na organização das filas, nos comprometemos a manter o apoio da nossa guarda municipal e, também, a promover uma campanha nas nossas redes sociais incentivando certas práticas que possam colaborar para reduzir as filas bancárias como, por exemplo, apenas um membro da família levar todas as contas para pagar, incluindo a dos idosos. Também vamos divulgar o endereço de todos os caixas 24 horas da cidade e dar dicas de segurança para que as pessoas se sintam mais a vontade para utilizar os canais eletrônicos”, explicou Vantoil.

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