CORONAVÍRUS: ÁLCOOL GEL CASEIRO FUNCIONA? SAIBA COMO FAZER

CORONAVÍRUS: ÁLCOOL GEL CASEIRO FUNCIONA? SAIBA COMO FAZER

coronavírus, já considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), vem se alastrando por diversos países causando preocupação nacional e internacional. Diversas medidas já foram publicadas sobre como se prevenir da nova doença e as buscas por álcool gel já aumentaram 2.400% após o anuncio do Covid-19. Mas será que você sabe como utilizar o produto de forma correta?

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ÁLCOOL GEL:

A primeira coisa que precisamos esclarecer é que a utilização do álcool em gel não substitui a lavagem de mãos com água em sabão e as duas coisas tem funções diferentes.

Lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a remoção da sujeira e de resíduos que ficam na pele, bem como para destruir a camada de gordura que envolve o vírus, matando-o. A utilização do álcool em gel, por sua vez, desinfecta o local e reduz o número de bactérias presentes nas mãos ou na região do corpo no qual é aplicado.

De acordo com o que o infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, membro do Comitê Científico de Infecções em Transplantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, disse em entrevista para a Revista Veja, o álcool gel foi desenvolvido para uso hospitalar, como uma maneira de diminuir as transmissões de micro-organismos, e se mostrou tão eficaz quanto alguns germicidas.

É importante lembrar que o produto também pode ressecar a pele e, em alguns casos, até causar alergia, e seu uso excessivo não é recomendado. Em tempos de pandemia, a OMS adverte as pessoas a seguirem as seguintes recomendações:

  • Lavar as mãos com frequência
  • Evitar tocar no nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos
  • Manter-se a pelo menos 1 metrô de distância de pessoas doentes
  • Evitar contato físico
  • Evitar grandes aglomerações de pessoas
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar
  • Cozinhar bem carne e ovos

COMO FAZER ÁLCOOL EM GEL CASEIRO?

Com as buscas aumentando, os preços do produto consequentemente também estão aumentando demasiadamente. Para proteger sua saúde e seu bolso, saiba como fabricar álcool gel caseiro com apenas dois ingredientes:

Você precisará de um frasco de álcool líquido (70% ou mais) e um pote de gel para cabelo transparente. Adicione 500 ml de álcool para cada três colheres de sopa de gel e misture em uma vasilha higienizada e o produto já estará pronto para ser usado.

Receita de álcool gel caseiro

Para produzir o seu álcool gel, você vai precisar de:

  • 2 folhas de gelatina sem sabor e incolor
  • 1 copo de água quente
  • 12 copos de álcool etílico 96° (graus)
  • Óleo essencial – opcional, para aromatizar seu álcool

Como fazer:

Primeiramente dissolva a gelatina na água quente e aguarde esfriar.

Depois, junte o álcool etílico líquido – se optar por aromatizar, agora é a hora de colocar o óleo essencial.

Armazene a solução preparada em um recipiente de plástico apropriado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *