Secretaria de Estado do Ambiente realiza censo em Arraial do Cabo

Secretaria de Estado do Ambiente realiza censo em Arraial do Cabo

Reconhecer e adotar medidas de preservação das unidades de conservação ambiental de Arraial do Cabo. Esse é o objetivo do censo ambiental que está sendo realizado no município pela equipe da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Além da preservação, o reconhecimento dessas unidades vai ocasionar o aumento do ICMS Verde.


Segundo a bióloga do INEA, Renata Lopes, que organiza o censo em Arraial do Cabo, o trabalho será finalizado na próxima semana.Estamos visitando todos os municípios do Estado. Arraial do Cabo é o penúltimo. Vamos finalizar o censo em Saquarema. Esse trabalho é de fundamental importância para aumentar as ações de preservação e também o ICMS Verde.

Aqui daremos prioridade a duas unidades: Parque Natural Municipal da Restinga de Massambaba e a Reserva Biológica do Brejo do Espinho. Na primeira, a intenção é transformar o local em uma área de lazer e turismo, sempre destacando a importância da preservação. Já na segunda, é proporcionar a visitação na reserva. Quero ressaltar que a equipe da Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo está nos ajudando muito na realização desse censo – informou a bióloga, ressaltando que, até o momento, já foram identificadas 16 unidades de conservação.


O secretário do Ambiente, Arildo Mendes, afirmou que essa integração entre Estado e Município, melhora a qualidade das unidades de conservação.Só temos pontos positivos, pois passamos a ter uma real conservação das unidades que precisam de defesa ambiental. Além disso, podemos trabalhar de forma mais ordenada e efetiva o turismo ambiental, pois o turista que visitar o município vai querer conhecer essas unidades de conservação – finalizou o secretário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *