Dragagem para renovação da água da Lagoa de Araruama deve começar nos próximos meses

Dragagem para renovação da água da Lagoa de Araruama deve começar nos próximos meses

Representantes do Consórcio Lagos São e do Comitê de Bacia Hidrográfica estiveram nesta terça-feira (21) na Secretaria Estadual do Ambiente para dar andamento às ações de recuperação da Lagoa de Araruama. O encontro com o subsecretário de Saneamento, Marcelo Dalaroli, traçou metas para ações emergenciais e de longo prazo.

“A primeira ação emergencial, que será a dragagem no trecho do Canal Itajuru, em Cabo Frio, está em fase adiantada de contratação da empresa que irá realizar o serviço. A dragagem é importante para desassorear o Canal e facilitar a renovação da água da lagoa com o mar”, disse a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.

De acordo com os trâmites burocráticos necessários para a contratação da empresa, a previsão é de que a dragagem tenha início em cerca de quarto a seis meses.

Participaram da reunião, além de Adriana Saad, a assessora jurídica do Consórcio, Aline Araújo, o presidente do Comitê de Bacia, Leandro Coutinho, o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira e o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Luciano Silva. 

Por parte do Governo do Estado, além do subsecretário Delaroli, participaram o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa, e o diretor de Fiscalização Ambiental, Fábio Pinto.

“Foi uma reunião muito importante. Estamos vendo um empenho grande da nova equipe da Secretaria Estadual do Ambiente. Estamos lutando há muito tempo pela dragagem da lagoa e sabemos que agora isso está próximo de acontecer”, declara o presidente do Comitê de Bacia Lagos São João, Leandro Coutinho.

Além da dragagem, o Consórcio e o Comitê de Bacia forneceram à equipe técnica do Governo do Estado documentos e estudos sobre as alternativas para a despoluição da Lagoa de Araruama em médio e longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *