PAM de São Cristóvão realiza cerca de 400 atendimentos por mês em urologia

PAM de São Cristóvão realiza cerca de 400 atendimentos por mês em urologia

Diversas unidades de saúde vão realizar ações educativas sobre a importância da prevenção

O Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 341 atendimentos em urologia em setembro. Com a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a expectativa da pasta é de ampliar esses números a partir da conscientização dos homens sobre a necessidade de se consultar periodicamente. Para isso diversas unidades de saúde vão realizar atividades educativas.

Para reforçar a importância da prevenção, os postos vão realizar atividades de educativas como palestras e brincadeiras. As unidades são: Jardim Nautilus (12/11); Manoel Corrêa (21/11); Monte Alegre (21/11); Jardim Caiçara (21/11); Florestinha (27/11); UBS Praia do Siqueira (28/11); Gamboa (28/11); Nova Califórnia (28/11); Pero (28/11); Samburá (29/11) e Guarani (30/11).

O objetivo da campanha mundial é reforçar a importância dos cuidados com a saúde e, em muitos casos, a prevenção e o diagnóstico precoce podem fazer a diferença para a cura da doença. Em Cabo Frio, moradores do sexo masculino que ainda não são cadastrados no sistema municipal de marcação de consulta devem se dirigir ao posto de saúde com cartão do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência.

Para as marcações de primeira vez, é necessário passar pelo clínico geral no posto de saúde, que encaminhará o paciente para o urologista. Em média, o retorno ao especialista deve ser feito em até três meses. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as principais vítimas são homens a partir dos 50 anos.
 
Órgão

[Fonte: Ministério da Saúde]
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e a principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, na maioria das vezes, quando alguns sinais começam a aparecer é porque está em fase avançada. Os principais sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco são:
– homens com histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de doença;
– obesidade.

Doenças da próstata

A principal função da próstata é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação), a hiperplasia prostática benigna – HPB (crescimento benigno) e o câncer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *