RESUMÃO: O que você precisa saber para começar o dia bem-informado

RESUMÃO: O que você precisa saber para começar o dia bem-informado

Citado em depoimento, Bolsonaro nega ter autorizado a entrada de acusado de matar Marielle em condomínio no dia do crime. O Banco Central deve fazer hoje mais um corte na taxa básica de juros, atualmente em 5,5% ao ano. As manchas de óleo nas praias do Nordeste completam dois meses. O Desafio Natureza volta ao maior quilombo do Brasil, onde o projeto de construção de uma hidrelétrica ameaça os kalungas – comunidade que vive há 300 anos no território. E o que faz a população tomar as ruas em países no Oriente Médio, na América do Sul, na Europa e na Ásia? O podcast O Assunto discute as semelhanças e diferenças entre os protestos ao redor do mundo.

Caso Marielle

Reportagem do Jornal Nacional mostrou que um suspeito da morte da vereadora Marielle Franco se reuniu com outro acusado no condomínio onde Jair Bolsonaro tem casa, no Rio de Janeiro, antes do crime. Ao entrar, segundo o porteiro, alegou que ia para a casa do presidente, que na época era deputado. O crime ocorreu no dia 14 de março de 2018.

Registros apontam que Elcio Queiroz, ao entrar no condomínio, seguiu direto para a casa de Ronnie Lessa, que é o suspeito de atirar na vereadora.

Naquele dia, a lista de presença da Câmara dos Deputados mostra que Jair Bolsonaro estava em Brasília, e não no Rio. O advogado dele afirma que o porteiro mente. A citação do nome do presidente torna obrigatório que STF analise o caso.

Casal Garotinho

Os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos novamente na manhã de hoje. O casal estava em casa, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos às 6h30. É a quinta vez que Garotinho é preso, e a terceira de Rosinha.

Ontem, os desembargadores da 2ª Câmara Criminal derrubaram o habeas corpus que mantinha o casal em liberdade, por dois votos a um, e expediram um novo mandado de prisão. A Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público, que afirma que o casal está interferindo nas investigações – incluindo ameaças a uma testemunha-chave.

O casal tinha sido preso em setembro, acusado de participação em um esquema de superfaturamento em contratos celebrados entre a Prefeitura de Campos e a construtora Odebrecht.

Violência em Manaus

17 pessoas foram mortas pela Polícia Militar do Amazonas na madrugada de hoje em Manaus. Segundo a Secretaria de Segurança, as mortes aconteceram após troca de tiros entre policiais e um grupo de traficantes de uma facção criminosa que atua no Estado.

Nenhum PM ficou ferido e as viaturas que atuaram na ação não têm marcas de bala.

A polícia interceptou na Zona Sul da capital o grupo que, ainda de acordo com a SSP-AM, se preparava para cometer homicídios de rivais com o objetivo de tomar o controle de áreas de tráfico no bairro Crespo, região de grande conflito na cidade.

Manchas no Nordeste

O surgimento das manchas de óleo no Nordeste completa dois meses hoje sem que a origem tenha sido identificada. Juntos, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram 17 novos avistamentos no dia com o maior número de registros.

A primeira mancha de óleo surgiu em 30 de agosto, na Paraíba. Desde então, mais de 250 locais registraram a ocorrência das manchas, incluindo ao menos 12 unidades de conservação – locais delimitados para proteger a flora e a fauna, e contribuir para a preservação das espécies.

Desafio Natureza

Construção de hidrelétrica é ameaça para comunidade kalunga, que vive há 300 anos no maior quilombo do Brasil. Empresa tenta há 20 anos construir hidrelétrica. Emival Caiado, presidente da Rialma, disse  que “desiste” do empreendimento, mas vai passar projeto para outra empresa. Impacto seria direto nas famílias que vivem no ‘Vão de Almas’, uma das 39 comunidades do território.

Taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira , e os analistas do mercado financeiro preveem uma nova redução na taxa básica de juros, a Selic. A taxa está em 5,5% ao ano, e o mercado prevê uma redução para 5% ao ano. A decisão deve ser anunciada por volta das 18h.

Ford fecha fábrica

A Ford encerra hoje, depois de 52 anos, a produção de veículos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A decisão foi anunciada 8 meses antes e, ao longo deste tempo, foi cogitada a venda da unidade, mas nada se concretizou até agora. Segundo a montadora, a razão para fechar a fábrica é a busca por um negócio mais rentável na região.

Treme-Treme

Usuários de aplicativos de transporte têm relatado casos em que pagaram contas muito mais altas do que o esperado e, quando verificam o trajeto feito, constatam um mapa todo “tremido”, como se o carro tivesse feito um trajeto em zigue-zague. Eles começaram a chamar isso de “golpe tremidinha” ou ” golpe treme-treme”. 

Mega-Sena

O concurso 2.203 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 35 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta em São Paulo (SP).

Cinema

Brasil no Oscar? Produtor e diretor de “A vida invisível” saem em campanha pela indicação do filme. “É um trabalho de campanha política”, diz o diretor cearense Karim Aïnouz sobre sua ocupação atual. Em chapa com o produtor Rodrigo Teixeira, ele vai viajar pelo mundo para tentar, no corpo a corpo, convencer cada membro da academia do Oscar a dar indicações ao filme brasileiro. Há até um mapeamento estratégico.

Futebol

Campeonato Brasileiro

  • 19h30: Atlético-MG x Chapecoense
  • 19h30: Palmeiras x São Paulo
  • 19h30: Avaí x Fortaleza
  • 21h30: Ceará x Fluminense
  • 21h30: Vasco x Grêmio
  • 21h30: CSA x Corinthians

Hoje é dia de…

  • Dia do Comerciário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *