RESUMÃO: Tudo que você precisa saber do Brasil e do mundo para passar o dia bem informado

RESUMÃO: Tudo que você precisa saber do Brasil e do mundo para passar o dia bem informado

Morre o ator e diretor Jorge Fernando, aos 64 anos. Alberto Fernández vence Macri e é eleito presidente na Argentina. No Uruguai, Martínez e Lacalle Pou disputam o 2º turno. Em áudios, Queiroz se mostra preocupado com investigação do MP. Caranguejos ficam em meio a óleo em manguezais afetados pelo desastre ambiental no Nordeste. O podcast O Assunto revela como é a sala secreta onde ficam as perguntas da prova do Enem, que começa neste final de semana.

Jorge Fernando

Morreu ontem à noite o diretor e ator Jorge Fernando, aos 64 anos. Ele estava internado no Hospital CopaStar, no Rio, após passar mal durante a tarde e sofreu uma parada cardíaca.


Seu último trabalho na TV Globo foi neste ano, com a novela das 19h “Verão 90”, que foi o retorno dele à televisão após ficar afastado por 2 anos, enquanto se recuperava de um AVC.

Na emissora desde 1978, ele estreou atuando no seriado ‘Ciranda, Cirandinha’. Como diretor, esteve à frente de 34 produções, e dirigiu novelas que entraram para a história, como “Guerra dos Sexos”, “A Próxima Vítima”, “Alma Gêmea” e “Rainha da Sucata”

Fernández eleito

Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina. A chapa que tem Cristina Kirchner como vice derrotou Mauricio Macri no 1º turno.

O mau momento da economia acabou com as esperanças do liberal Mauricio Macri em se reeleger, mas os escândalos envolvendo Cristina Kirchner, vice de Alberto Fernández, serão um fantasma em seu governo. Leia mais sobre os principais desafios do novo presidente argentino.

2º turno no Uruguai

Os uruguaios também foram às urnas ontem à noite, mas por lá ainda não teve definição. O governista de centro-esquerda Daniel Martínez disputará a Presidência com o oposicionista Luis Lacalle Pou. Projeções também indicam derrota do projeto de reforma na segurança pública que incluía prisão perpétua e militares nas ruas.

Divórcio do Reino Unido

A União Europeia concordou em adiar a saída do Reino Unido do bloco de 31 de outubro para 31 de janeiro de 2020, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, no Twitter. Segundo Tusk, a decisão deverá ser formalizada por escrito.

O bloco agora aguarda aprovação de Londres. Conforme uma lei aprovada pelo Parlamento britânico no mês passado, o Reino Unido é obrigado a aceitar o novo prazo proposto pela União Europeia.

Uma vez que haja uma concordância formal pelos britânicos, membros do bloco europeu terão 24 horas para apresentar objeções antes que o acordo entre em vigor.

Prefeito de SP internado

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, está internado no hospital Sírio Libanês desde quarta passada. Ele foi tratar uma erisipela, uma infecção na pele, mas na sexta passou por novos exames que identificaram coágulos no pulmão e também um tumor no trato digestivo. Ele foi submetido ontem à noite a um novo exame e passou a madrugada na UTI.

Caso Queiroz

Novos áudios foram divulgados ontem com trechos de mensagens de áudio de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Nas gravações obtidas pelos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, ele diz que se sente desprotegido diante das investigações sobre ele.

“É o que eu falo, pô. O cara lá tá hiper protegido. Eu não vejo ninguém mover nada pra tentar me ajudar, aí. Ver, tal, é só porrada, cara. O MP tá com uma p*** do tamanho de um cometa pra enterrar na gente e não vi ninguém agir”.

Segundo o jornal O Globo, Queiroz se refere na conversa a Adélio Bispo, autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro, no dia 6 de setembro de 2018.

Óleo no mangue

O óleo que atingiu praias do Nordeste já chegou a estuários de rios e manguezais, em Pernambuco. Um dos locais afetados é o Rio Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, onde um pesquisador fez imagens do impacto na área, um berçário natural rico em biodiversidade.

As imagens mostram que o óleo invadiu a casa dos caranguejos, uma área de transição onde a água salgada do mar se mistura à água doce do rio. Com isso, estes passaram a encontrar, em vez de alimento, material tóxico.

Brasileirão

O Flamengo venceu o CSA ontem em um Maracanã lotado e manteve a vantagem sobre o Palmeiras, que derrotou o Avaí, fora de casa. Destaque ainda para as vitórias do São Paulo sobre o Atlético-MG e a virada do Athletico-PR sobre o Goiás. 

Hoje é dia de…

  • Dia do Servidor Público
  • Dia de São Judas Tadeu
  • Dia do Flamenguista


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *